Slipknot: 25 Anos de Dor e Glória - Entrevista Exclusiva com a Revista Revolver Magazine















Esta história aparece na edição de verão 2024 da Revolver Magazine, que está disponível para encomenda agora completa com uma capa de colecionador de edição limitada.

25 anos atrás, neste verão, a estréia auto-intitulada do Slipknot foi lançada pela Roadrunner Records. Na verdade, "desencadeado" pode ser uma palavra melhor para isso - já que o álbum explodiu na cena do metal com toda a fúria reprimida e cara-a-cara de uma pantera enjaulada.

Apesar do gênero nu-metal, Slipknot produziu um furacão sonoro altamente original de thrash metal, death metal, hardcore punk, hip-hop, trilhas sonoras cinematográficas e até mesmo ruído vanguardista. Produzido por Ross Robinson (que trabalharia novamente com a banda no Iowa de 2001), o álbum mergulhou os ouvintes em um mundo inquietante de percussão, amostras desorientadoras, riffs de guitarra viciosos e vocais de destruição de garganta. O álbum só chegou ao número 51 na Billboard 200 (em grande parte na força do semi-hit da MTV "Wait and Bleed"), mas desde então vendeu mais de 2 milhões de cópias nos E.U.A. É agora amplamente, e com razão, saudado como um dos grandes álbuns de estréia na história do metal. E o making of quase os matou.

Se você tivesse perguntado na época se a banda responsável por tais ataques sonoros completos como "(sic)", "Spit It Out" e "Diluted" ainda estaria em torno de um quarto de século depois, é duvidoso que qualquer um - membros do Slipknot incluídos - teria respondido afirmativamente. A agressão, a raiva e as vibrações brutalmente insano que fizeram sua estréia auto-intitulada tão emocionante muitas vezes transbordaram para o dia-a-dia da banda. E o estresse adicional de ter que viver e gravar juntos em quartos claustrofobicamente próximos (e existir em um orçamento extremamente limitado) nos estúdios Indigo Ranch de Ross Robinson durante a gravação do Slipknot muitas vezes ameaçava inflamar ainda mais o altamente combustível dos 9, um coletivo encabeçado - assim como a presença profundamente exigente de Ross Robinson no comando.

"Eu nunca gritei ou cantei assim na minha vida", disse o vocalista Corey Taylor ao Revolver em 2011. "Ross me empurrava todos os dias para o ponto em que, no final, eu estava literalmente quebrado completamente ao meio, aberto e chorando e eu não conseguia parar de chorar."



O baterista original Joey Jordison incendiou as sessões do Slipknot, literalmente, quando um dos travesseiros em que ele estava dormindo caiu em um aquecedor espacial; apenas um pensamento rápido e alguns extintores de incêndio úteis impediram o Indigo Ranch de completamente subir em chamas. O guitarrista original Josh Brainard abandonou a banda antes mesmo do álbum terminar, forçando a banda a alcançar o guitarrista Jim Root, que já havia tocado com Taylor no Stone Sour. Com apenas algumas músicas para acompanhar no Slipknot, o Root chegou ao chão. "Eu não tive tempo para pensar se me sentia confortável ou não", disse Root ao Revolver em 2011. "E parte das coissa do Slipknot não estava se sentindo confortável, de qualquer maneira."

No entanto, aqui estão eles, com novas máscaras e macacões vermelhos e martelando tão duro como sempre no palco. Depois de uma série de datas de aquecimento e aparições no festival nesta primavera e verão, o Slipknot iniciará sua enorme turnê "Here Comes the Pain" pela América do Norte em agosto, com o apoio de Knocked Loose, Orbit Culture e Vended. Em 21 de setembro, eles vão tocar seu festival semestral o Knotfest em sua casa natal de Des Moines, Iowa, com sua aparição anunciada como um "Evento de 25 anos de apenas uma noite" comemorando seu álbum de estréia. Além disso, deram dicas através das redes sociais que a banda esta com novas músicas - a primeira música nova desde 2022 The End, So Far, seu álbum final para gravadora Roadrunner Records - será lançado antes do final do ano. (Em 2023, eles também surpreenderam os fãs com seu primeiro EP, Adderall, que contou com variações de The End, So Far.)

Claro, não é exatamente a mesma formação do Slipknot que deu os últimos retoques em sua estréia em 1999. Restam apenas cinco desses "Nove Originais" - Taylor, o co-fundador/percussionista Shawn "Clown" Crahan, os guitarristas Root e Mick Thomson, e o DJ Sid Wilson. Os outros quatro membros que compõem a atual formação 'Knot são o baixista Alessandro "Vman" Venturella, que está na banda desde 2014; o percussionista Michael "Tortilla Man" Pfaff, que se juntou em 2019, mas cuja identidade não foi revelada até três anos depois; O ex-baterista do Sepultura, Eloy Casagrande, que substituiu o baterista de longa data Jay Weinberg nesta primavera; e o substituto ainda sem nome do ex-sampler/tecladista Craig Jones. (A identidade de Casagrande foi revelada ao mundo em abril, quando ele fez um show secreto com a banda na frente de cerca de 350 fãs na pousada do Pappy & Harriet em Pioneertown, Califórnia.)

Revolver recentemente se conectou com Crahan, Root e Taylor para discutir o estado atual do 'Knot, o rumor da próxima música e o álbum que começou tudo.

Shawn "Clown" Crahan


É muito, muito bom estar no Slipknot hoje em dia", diz Shawn "Clown" Crahan, a.k.a. #6.  O único membro original do 'Knot, Crahan é, em muitos aspectos, o guardião da chama artística, conceitual e cultural do Slipknot. Ele nunca foi de puxar socos ou embelezar o estado da banda em entrevistas, então seu entusiasmo pela situação atual parece extremamente genuíno - para não mencionar irresistivelmente infeccioso.

Todos nós passamos por muita coisa, e acho que estamos em um lugar muito bom como homens", explica ele. "Houve muitos anos de aprendizado, muito sacrifício, muita escuta, muita comunicação. A comunicação pode não ter sido o nosso ponto mais forte, em algum lugar dentro de tudo isso, mas estamos realmente nos comunicando agora mais do que nunca, e isso é ótimo. E quando você continua se comunicando, você faz as coisas, e você prova para si mesmos que você ainda pode experimentar qualquer coisa que você escolher. E isso é fascinante para nós, hoje em dia.

Estamos de volta ao modo Slipknot. Estamos nos preparando para fazer uma turnê pela América do Norte em duas partes e, em seguida, uma turnê pela Europa com uma filosofia totalmente nova: duas noites, uma noite de folga, todos os ônibus, sem aviões, e fazendo uma pausa de duas semanas e terminando em vez de fazer seis semanas. Vamos ver se conseguimos sustentar mais energia e avançar de uma forma realmente positiva para fazer mais.

O Slipknot tem dado dicas de que há novas músicas a caminho e até confirmou o nome de uma nova música, "Long May You Die", o que você pode nos dizer sobre isso?

SHAWN "CLOWN" CRAHAN: 

-Bem, uma coisa que posso dizer é o seguinte: Sempre haverá música nova do Slipknot. Mas também dissemos que há um filtro, e nós somos o filtro, e esse filtro deve passar por todos. E quando eu estava dizendo que estamos a comunicar muito melhor, agora apliquem isso à comunicação sobre música. Eu posso dizer que vai haver música mais cedo do que você pode imaginar, entregue a você de uma forma que você não pode imaginar. E eu estou animado porque não estamos em um rótulo de gravadora. E há um monte de consternação com isso, você sabe o que quero dizer? Mas há também um monte de dedos do meio com isso. Eu amo isso, você sabe? Venha nos pegar, ou nós vamos vir para pegar você!

Você estará lançando a nova música? Ou você está procurando por uma nova gravadora?

-O que eu posso dizer é que nós já temos motivado em torno da criação de música, por causa do amor de fazê-lo. Terá música muito em breve. E se eu puder ter uma voz alta nela, eu vou ter certeza de que temos pelo menos uma boa quantidade de música colocada para fora antes de fazer qualquer coisa com ninguém. Agora, eu não odeio gravadoras. Na verdade, eu sou da geração de acordos de gravação e produtores e pré-produção de seu álbum e corte para fita de duas polegadas. Então, eu tenho uma fantasia com tudo isso, eu gosto quando podemos apenas reservar nossos bilhetes de avião e ir no estúdio. Se não formos com uma gravadora, teremos que fazer tudo isso nós mesmos, o que pode significar contratar algumas pessoas para ajudar a pegar as pontas soltas, o que torna um negócio - e não tenho certeza se estamos interessados em abrir outro negócio. Mas estou interessado em entender o que significa ir diretamente do nosso cérebro para o seu cérebro sem ninguém no caminho; estou interessado nesse potencial.


Look Outside Your Window - o álbum que você, Jim, Corey e Sid fizeram durante a gravação de All Hope is Gone de 2008 - será parte dessa "boa quantidade de música" que vai sair em breve?

Fico feliz que esteja me perguntando sobre 'Look Outside Your Window', porque nunca houve uma conspiração contra esse projeto. O álbum está acabado há muito tempo. Mas o mundo continua mudando, assim como meus sentimentos sobre a arte - como, o que criamos há muito tempo, e como isso se relaciona com o agora? E o que estamos sentindo agora, e o que é isso? Mas a razão pela qual não saiu é que toda vez que concordamos que está saindo, algo acontece como "COVID" e temos que cancelá-lo. Ou então digamos que alguém na banda - pode ser qualquer um, tenha suas coisas para fazer, e então o que acontece é que o foco muda. "Look Outside Your Window", nunca vai ser algo que entra em qualquer outra coisa. Se ele entra no Slipknot, ou qualquer coisa que Corey esteja fazendo - ou eu, Jim, Sid, qualquer um da banda - se ele entra e interrompe, então não está fazendo o que deveria fazer.

Então, esse é o fator número um pelo qual ele nunca foi lançado. Porque a cultura precisa respirar fundo ... e dizer: "Ah, isso é aqui!" E quando está aqui, todos precisam fazer o que vão fazer com ele. Porque é realmente tão bom, e é realmente atemporal: é o ano passado; é há 10 anos; é daqui a 10 anos. Você nunca vai ouvir Corey Taylor cantar assim em seus álbuns solo...

Foi criado durante todo o ciclo "All Hope Is Gone", e havia muitas coisas acontecendo, irmão. E isso está tudo nas letras. E dói, para mim, eu não sei o que as pessoas vão vão entender, mas eu sei do que se trata. Jim e eu o criamos. Era a nossa coisa, porque havia muita raiva e muita porcaria acontecendo, e muito não participaram. E Sid e Corey queriam fazer parte disso, e eu disse: "Claro!" [Falecido baixista] Paul Gray estava constantemente chegando, dizendo: "Eu vou estar nisso", e eu diria, "Não há nenhuma maneira no inferno você vai estar nele, porque um monte disso é sobre você."

Foi um momento muito emocionante, e todas essas emoções foram para a criação desse álbum. E esse álbum é atemporal; Eu posso realmente ouvi-lo agora e sentir o que eu era então, e isso me afeta mais agora do que antes. Então, eu diria que ainda há uma boa chance de que ele possa sair este ano; você trazendo esse assunto, me faz lembrar que eu preciso trazê-lo para a equipe. Mas é uma coisa linda, uma coisa séria, e eu continuo dizendo que vai valer a pena a espera.


Já se passaram 25 anos desde o álbum auto-intitulado. Como você acha que ele se mantém hoje?

Ainda é insano. Esse álbum ainda é um acidente de carro. Mesmo agora, as pessoas o colocam, e elas ficam tipo, "Que porra é essa?" É barulho, mas você absolutamente sabe que é o melhor ruído que você poderia querer. E quando terminar, você vai dizer: "Essa merda é real." Porque fazer esse álbum ainda é uma das experiências mais reais em meus 54 anos. As coisas estavam fluindo, as coisas estavam acontecendo, do lado de fora; e do lado de dentro. Era real, e era necessário, e era muito divertido. E acho que todos concordariam que fomos muito abençoados por termos feito parte disso. Ele ainda se levanta, e se levantará para sempre. 

Jim Root


Se ele ainda não tivesse um itinerário tão completo planejado para o resto de 2024, o guitarrista do Slipknot, Jim Root (a.k.a. #4), ficaria feliz em passar este ano em seu atual estado natal da Flórida e em outros lugares com sua nova moto (Harley-Davidson, Low Rider ST). Uma colaboração entre o guitarrista, e a Motorwitch Industries Motorcycle baseada em Phoenix e a icônica marca de motocicletas americana, o Low Rider ST é o culminar da fixação de longa data da Harley da Root.

As Harleys fazem parte da minha vida desde que me lembro", explica. "Eu fui apresentado a eles pelo meu pai, e eu peguei uma, e eu estou apenas continuando a carregar essa chama. Harley é uma marca cultural, mas é contracultura; é anti-sistema. Montar um ainda é como mostrar um grande dedo do meio para o mundo, como, 'Sim, essa moto é barulhenta e pesada e lida com essa merda; mas me faz sentir incrível, e é terapêutico para mim montá-la - então foda-se.

Por enquanto, Root vai ter que obter sua adrenalina de tocar com Slipknot em turnê. "Mesmo agora, meus nervos estão no limite antes de eu entrar no palco, e estou pensando em tudo o que não deveria estar pensando", diz ele. "Mas assim que acontece a primeira contagem, a memória muscular entra em ação. Tocar música no palco é muito parecido com o motivo pelo qual eu gosto de andar de motocicleta: Tudo o mais simplesmente desliga, e você se torna hiperfocado na tarefa tocar seu melhor.

Como você está se sentindo sobre a edição 2024 do Slipknot?

JIM ROOT 

-Tem sido incrível. Aquela programação com o qual começamos, tocando no Pappy & Harriet’s, cara, foi tão épico. Nem me lembro da última vez que nos levantamos e tocasse um set completo para 200 ou 300 pessoas. Ajuda-nos a lembrarmo-nos de como era quando começámos, quando todo pessoal partilhava quartos de hotel, todas as pessoas estava num autocarro, e havia todo um nível de camaradagem a acontecer que nem sequer nos percebemos na altura. E eu não poderia pensar em uma maneira melhor de voltar e apresentar Eloy Casagrande ao mundo.

Então Eloy está se encaixando bem com a banda?

-Sim, ele é um cara super legal. Ele é muito quieto, mas ele só vive, come e respira bateria. Se ele está no momento de folga, ele tem um kit de bateria na sua frente ele vai estar tocando e praticando. Eu comprei recentemente um lugar novo que tem um pequeno estúdio de demonstração ligado à garagem. Tenho ali uma bateria e um sofá grande que podes transformar numa cama. Eloy e V-man vieram para ficar aqui por uma semana entre os festivais Rockville e Sonic Temple, e Eloy foi como, "É possível que eu possa ficar no quarto com a bateria?" [Risos] Literalmente às sete da manhã seguinte, eu podia ouvir tambores tocando no meu estúdio. Ele é como uma espécie de mestre de bateria jedái (Jedi), o que é inspirador para mim. Ele me faz querer ser um guitarrista melhor para combinar com suas habilidades, sabe?

Já começaram a trabalhar em música nova com ele?

-Temos um monte de coisas restante, que foram escritas durante a COVID - mas foi um momento tão maníaco, deprimente e caótico que acho que muitas das ideias que surgiram não são necessariamente as melhores, só porque não conseguimos trabalhar em nada com foco 100%. Tivemos Eloy tocando em uma música que meio que transbordou de alguma dessa letra, e eu acho que alguns dos caras gostam mais do que alguns dos outros, eu amo isso. Mas quando ele e o V-man estavam comigo, nós improvisamos algumas vezes no meu estúdio em casa enquanto rodava o Pro Tools, e todas essas ideias estavam fluindo. Eu vou passar por isso e fazer alguma mineração de riff, e ver se eu posso começar alguns arranjos para nós começar em algumas músicas novas. Acho que vamos tentar passar um tempo juntos onde todos nós possamos estar no mesmo lugar, entrar em uma sala e apenas tocar como uma banda e escrever - como a forma do álbum Iowa foi escrito, ou a forma como o álbum Slipknot auto-intitulado foi escrito.


Faz 25 anos desde que o álbum auto-intitulado saiu. O que você se lembra sobre o making of?

25 anos? Uau, parece que foi 50 [Risos] Cheguei atrasado para essa. Eu conhecia todos os caras de diferentes bandas em que eles estavam - o Slipknot era como as estrelas da cena local - e eles já estavam na Califórnia trabalhando com Ross Robinson. Josh [Brainard] antigo guitarrista decidiu deixar a banda, por qualquer motivo, e eles me pediram para participar. As vezes que vi o Slipknot no Hairy Mary’s em Des Moines, não os compreendi. Mas então Corey voltou da Califórnia com algumas coisas que eles estavam trabalhando com Ross; ele mostrou e tocou a música "Me Inside", e assim que eu ouvi como era as músicas, eu fique tipo - "Oh, foda-se, eu entendo essa merda - isso é algo interessante e novo que eu nunca ouvi antes."

Deixei o meu emprego no dia seguinte, ensaiei com eles na casa do Sid todos os dias durante uma semana, e depois fui para Malibu com o Mick no seu pequena BMW mais antiga, com o restante numa em uma caravana. Eles estavam quase gravando o disco, mas a gravadora não estava feliz com o ritmo de "Spit It Out", então eles precisavam regravá-lo, e então eles tinham três outras músicas demo que ainda queriam gravar. Regravamos "Spit It Out" em todos esses tempos diferentes, e a gravadora nunca gostou de nenhum deles, exceto a demo, então a demo foi o que acabou no disco. Meu trabalho também era aprender todas as músicas que eles já haviam gravado, me preparar para a turnê quando isso estava acontecendo, ficar perto deles para conhecer todo mundo um pouco melhor, e realmente me aprofundar e ser tão bom guitarrista quanto eu poderia ser para essa banda. Pensei: "É a tua oportunidade, meu, não estragues tudo!"

Como você acha que o álbum se mantém hoje?

Uma vez que um disco é feito para ser masterizado, eu geralmente nunca ouvi-lo novamente. Eu escutei isso na semana passada pela primeira vez em anos, porque estamos nos preparando para começar a turnê do 25º aniversário, e vamos fazer a maior parte desse álbum, eu acho. E é meio estranho, cara; geralmente eu me concentro nos aspectos de guitarra de nossos discos, mas agora eu sou capaz de me concentrar nisso muito mais objetivamente como um ouvinte, e é meio que soprar minha mente. Há algumas músicas onde há apenas dois riffs de guitarra em toda as coisas, mas a maneira que o [falecido baterista] Joey [Jordison] estava tocando bateria e a maneira como os vocais de Corey e Sid estão fluindo dentro e fora das coisas torna realmente interessante. E há um elemento de perigo para ele, um pouco de anti-sistema, um tempero a mais, que eu não tenho certeza que iria fugir como se estávamos apenas começando agora.

Há rumores de que o "Look Outside Your Window" poderá finalmente ver a luz do dia. Pode confirmar?

Eu disse ao Clown há uns cinco ou seis anos, "Meu, estou farto de esperar que saia - vou pô-lo no YouTube para todos ouvirem." [Risos] Eu não tenho, no entanto; Eu sei que ele está trabalhando nisso, e eu nem acho que eu tenho uma maneira de ouvir isso ou ouvir mais sobre isso. Só me lembro que estava a descer por alguns buracos graves de Björk e Portishead. Clown estava tocando bateria e empilhando todos esses sons, e eu começava a tocar guitarra para ele; e então Corey entrava e cantava também, e Sid entrava e tocava todos esses instrumentos loucos. Transformou-se numa obra de arte muito intensa, e eu adoraria que isso acontecesse um dia. Eu só não sei o que está segurando-lo. eu vou ter que chegar no clown e conversar sobre isso. 

Corey Taylor


As coisas estão realmente positivas no Slipknot novamente", estamos felizes com o vocalista Corey Taylor, a.k.a. #8. "Eu precisava disso, e eu sei que os outros caras da banda precisavam disso. Nós todos temos desejado por muito tempo. Nós temos conversado mais, estamos ficando na mesma sintonia agora, e é incrível o que acontece quando você começa a se comunicar - em vez de assumir que você sabe o que está acontecendo, sabe? Acho que nos esquecemos que vocês podem conversar sem uma explosão.

A camaradagem renovada do Slipknot tornou-se especialmente para Taylor no início deste ano, quando seus companheiros de banda lhe deram algum apoio emocional muito necessário após a crise de saúde mental e física não especificada que forçou o cancelamento de sua turnê solo norte-americana. "Eu não vou entrar em muitos detalhes", diz ele, "mas se eu descrevi isso como dirigir um carro sólido, eu bati na parede correndo a 300 milhas por hora. Foi um tempo de realização e realmente ver onde eu estava na minha vida e quem eu era - e então não gostar de quem eu era, e espiritualmente voltar para a prancheta de desenho em um monte de coisas. Eu tenho feito muita terapia, e eu ainda estou fazendo um monte de auto-busca e deixando ir de um monte de toxicidade que era na minha vida, coisas que eu não vi porque eu era tão egocêntrico. Tem sido um bom processo, mas também tem sido muito desafiador, porque você nunca quer admitir para si mesmo que você é o problema, que você é a pior pessoa na sala.

Felizmente, estou em um lugar melhor agora", continua ele. "Tenho o apoio da minha esposa, que me ajudou em um dos momentos mais sombrios da minha vida. Tenho o apoio da minha família e todas as pessoas com quem faço música têm sido muito favoráveis. E os caras do Slipknot, eles me apoiaram imediatamente. Tudo isso me fez dar uma olhada em como eu quero passar os próximos 25 anos da minha vida. Estou fazendo o que deveria ter feito há muito tempo para mim, para minha família, para minha banda. E vai ser bom.

Essa nova fase comunicativa do Slipknot não teve nada a ver com a rapidez com que Eloy foi revelado como seu novo baterista?

COREY TAYLOR

-Acho que pensamos: "Sabes que mais? Vamos dizer às pessoas." Foi tão simples como foi isso, sabes? Eloy foi o único que foi corajoso o suficiente para entrar no quarto com a gente. Havia um punhado de outras pessoas que estávamos olhando, e nenhum deles queria tocar com a gente. Eles só queriam fazer a sua própria coisas e enviá-lo seus materiais - uma coisa muito TikTok, você sabe? E nós éramos como, "Essa não é a maneira como isso funciona, cara." O Eloy reorganizou a agenda dele para nos vir ver. Ele estava tão ansioso e sede ao pote para ver o que aconteceria, que ficamos imediatamente impressionados apenas por isso. Ele não entendeu de imediato, mas conhecê-lo era tão importante quanto tocar com ele - mas quando tomamos essa decisão, ficamos tipo: "Vamos contar ao mundo agora. Ele já o mereceu." O nosso público está tão habituado a manter as cartas perto do peito, mas para mim foi mais refrescante sair e dizer: "Sim, ele é o nosso homem, o nosso baterista."

Dito isto, a identidade do substituto de Craig ainda não foi revelada.
Oh, sim. [Risos] Há definitivamente pessoas que têm teorias [sobre quem ele é], e nenhuma delas está correta, o que é ótimo. Mas ao mesmo tempo, é como, vamos ver o que acontece, você sabe? E ele está bem apenas furando no fundo. Ele não dá a mínima. O que acho incrível e muito engraçado.

O álbum auto-intitulado completa 25 anos este ano. Que memórias você tem de fazê-lo?

Lembro-me da viagem até à Califórnia, porque demorámos uns três ou quatro dias a sair de Des Moines. Estávamos transportando todo o equipamento com o caminhão do [ex-percussionista do Slipknot] Chris Fehn, e você só poderia ir cerca de 55 milhas por hora com essa coisa antes de começar a fritar. Quando chegamos lá, éramos como animais enjaulados sendo soltos em um santuário. Lembro-me da sensação do sol quando chegamos ao topo da montanha no Indigo Ranch, e como a vista da baía de lá era a coisa mais bonita que eu já tinha visto. Lembro-me de estar tão excitado e ainda assim tão nervoso, porque não tens uma segunda oportunidade nisto, sabes?

Eu me lembro de todos nós nos conectando naquela viagem; éramos apenas jovens, estranhos molhados que estavam fora de nossas mentes, cara. E lembro-me de estar no estúdio, e entre mim e o Casey [Chaos] do Amen, que também tinha estado lá para gravar, fizemos a cabine vocal cheirar tão mal que ninguém queria entrar lá. O Casey cortou a mão e sangrou por todo o lado, então havia sangue morto lá dentro, e eu estava vomitando por todo o lado de tanto gritar. E havia um rato morto nas paredes dessa sala, e não conseguimos encontrá-lo para tirá-lo de lá; como, era tão nojento - havia o cheiro da morte cheirando a essas coisas.


Como você acha que o álbum se mantém hoje?

Ah, eu acho que ainda se mantém, cara. Ainda é uma lufada de ar fresco tão bonita quando você ouve; foi a mistura perfeita e louca de thrash, o chamado nu-metal, punk, hardcore e hip-hop. Não há click track, e foi gravado em fita — isso foi antes de todo mundo usar Pro Tools. E não há muitas bandas que poderiam fazer isso hoje em dia. Fizemos tudo internamente e criamos essa coisa insana de beleza sombria. Ainda me sinto muito conectado com isso. Quando tocamos "(sic)", ainda parece que estamos saltando de um avião, e você não sabe se o paraquedas vai abrir — você não sabe o que vai acontecer! Acho que é um grande testemunho desse álbum que tantas dessas músicas ainda estejam no nosso set.

O Slipknot foi definitivamente uma explosão de ar fresco muito necessária em 1999. Como você vê seu lugar no mundo 25 anos depois?

É uma boa pergunta, meu. não sei, para ser honesto. Acho que estou grato por haver um lugar para nós, que ainda temos um lugar, e as pessoas ainda estão clamando para nos ver. Há uma grande nova geração de bandas chegando ao topo, então o fato de que ainda estamos no mix é bom, sabe? E o fato de ainda sermos capazes de pegar bandas mais jovens e colocá-las em posição de vencedores é bom; é um reflexo do que nossa ética de trabalho sempre foi. Sabemos que não somos o "fim de tudo" - não estamos tentando manter outras bandas fora dos holofotes.

É por isso que você está trazendo Knocked Loose, Orbit Culture e Vended Out com você na turnê "Here Comes the Pain" deste verão?

Sim, é passar a tocha — é devolver o bastão. É mostrar respeito à geração mais jovem e não agir como se fosse algo que eles tivessem que arrancar de nossas mãos. Há muitas bandas mais velhas que preferem manter as bandas mais jovens fora dessa posição e não as incentivam a assumir para que esse gênero esteja em um lugar mais saudável.

Nós nunca fomos assim. Se você olhar para o nosso histórico, sempre trouxemos bandas que estavam em posição de assumir, seja Mudvayne, Hatebreed, Mastodon ou Lamb of God. Realmente tentamos trazer a próxima geração conosco e garantir que deixemos o gênero em um lugar melhor do que quando o encontramos.

Precisamos de mais bandas para estender a mão e ajudar a próxima geração, ou você verá nosso gênero desaparecer. E eu não quero isso. Sei que há muita música saudável que pode ser feita por aí. Estou empolgado com o que o futuro nos reserva.

Postar um comentário

0 Comentários