Dentro dos 99 - Entrevista exclusiva para Rolling Stone, MSG aniversário de 25 anos do Slipknot

Inside the ’99: See Slipknot’s 25th Anniversary MSG Victory Lap

Inside the 99: Veja a Volta da Vitória do MSG aniversário de 25 anos do Slipknot

No início deste mês, o Slipknot deu início à turnê "Here Comes the Pain" comemorando o aniversário de 25 anos de seu álbum self-titled. O Slipknot usou os macacões vermelhos, máscaras que lembravam como eles estavam no verão de 1999 e listas da sets que incluem músicas escritas naquele ano ou mais cedo, incluindo algumas raridades legais. "É como uma nova versão de 1999, percussionista da banda, Shawn "Clown" Crahan, diz ao Rolling Stone. "Você tem o Palhaço, mas ele é diferente."

Uma parada da turnê foi um show lotado no lendário Madison Square Garden, em Nova York. Além dos favoritos dos fãs como "Wait and Bleed," "Spit It Out," e "(sic)", a lista de músicas apresentava "No Life," "Only One," e "Scissors," que a banda de nove integrantes não tocava em turnê há mais de uma década. Há apenas uma música do Slipknot que eles ainda não tocaram, que é "Diluted", e Crahan diz: "Tenho certeza de que isso vai aparecer em qualquer show agora."

Para Crahan, poder se apresentar em uma turnê como essa é especial, especialmente à luz das mortes de dois membros que contribuíram muito para o álbum. Baixista Paul Gray morreu em 2010; baterista Joey Jordison morreu em 2021. "Algo como um aniversário de 25 anos parece ser um grande ponto de venda para uma turnê como essa, mas é realmente estranho para mim porque duas das pessoas mais importantes para tudo isso, para qualquer um deles, ambos morreram", diz Crahan. "Então eu quero expressar que me sinto abençoado por estar nesta banda e ainda estar vivo e estar aqui." As performances do Slipknot na turnê são uma espécie de tributo aos seus falecidos membros da banda, bem como à sua perseverança.

Ele também pode ver o que uma turnê como esta significa para seus fãs. "Eu sinto que temos uma cultura real agora", diz ele. "Temos uma vida real por trás de nossos 25 anos, e sai todas as noites e nossos fãs ficam lá até o fim. Eles não vão para seus carros. Então eu estou tendo uma grande diversão revisitando o album auto-intitulado. É muito incrível para mim."

Rolling Stone fotografou a banda nos bastidores e no palco do Madison Square Garden. Os slides a seguir apresentam comentários de Crahan, Kelly Osbourne e Bryan Garris da banda de abertura Knocked Loose.

Pulse of the Maggots

Pulse of the Maggots

A comunhão que os Slipknot compartilham com seus fãs, a quem chamam de maggots "larvas", faz com que as turnês valham a pena para o Crahan. "Você tem todas essas pessoas lutando com seus temas culturais, sociais, questões transgêneras, divórcio, morte, pobreza, dinheiro, a força de trabalho, o que quiser", diz ele. "Tudo o que está acontecendo, nós ajudamos todos a voltar ao trabalho amanhã."

Ele está especialmente animado para ver várias gerações de (vermes) nesta turnê. "Há muita gente que está conosco há 25 anos, que já são todos crescidos, têm filhos e ainda estão lá na frente", diz ele. "Nossa base de fãs é a melhor. Eles são simplesmente incríveis. Eles mergulham o 'Knot up. Olhando lá fora, há tantas pessoas felizes ouvindo músicas como 'No Life,' 'Only One,' 'Scissors. ' Quero dizer, essas são coisas que as pessoas pensavam que nunca veriam. Talvez essas sejam algumas coisas que pensamos que nunca veríamos ou faríamos. Então, ver as caras de surpresa das pessoas é especial."


 Knocked Loose conquistando os Maggots

Knocked Loose Win Over the Maggots

Antes do Slipknot levar o público do Madison Square Garden a um frenesi, a multidão deve primeiro sobreviver a uma série atlética dos punks hardcore Knocked Loose. Felizmente, os membros do Knocked Loose sabem que o Slipknot tem uma das bases de fãs mais dedicadas e estão prontos para a tarefa.


"Percebemos que essa é uma das multidões mais difíceis de conquistar", disse o vocalista Bryan Garris à Rolling Stone no dia seguinte ao concerto. "Os shows têm sido extremamente positivos, mas é, como, um público mais velho. Eles estão definitivamente lá para o Slipknot. Então, um par deles estão realmente nos fazendo lutar por isso. Mas é legal ver as pessoas mudarem de ideia em tempo real durante o set e voltar para a ideia de uma banda mais jovem abrindo a conta."


No entanto, abrir para os (Nove) Slipknot, tem sido um sonho tornado realidade para a banda. "Para mim, pessoalmente, sou um grande fã do Slipknot, então o aspecto de círculo completo foi uma loucura", diz Garris. "Além disso, eles estão tocando um conjunto de nicho. Então, ser capaz de gostar de uma testemunha é realmente muito emocionante todos os dias."


Voltando para ás máscara

Return to the Masque

Em relembrar seus começos, os membros do Slipknot decidiram prestar homenagem ao seu visual original, vestindo máscaras e macacões vermelhos, mas com um toque especial. Ele disse que os "OGs" da banda se encontraram antes da turnê para descobrir o visual e decidiram que a forma como eles numeravam seus macacões no passado não funcionaria, já que quatro músicos se juntaram à banda após o lançamento do Slipknot.

"Eles estão no Slipknot, mas eu não estou interessado em dar números," diz Crahan. "Isso foi há 25 anos. Então, sim, esses macacões são diferentes, empresa diferente. Eles são personalizados. Em 1998, esses eram comprados na prateleira e depois serigrafados ou impressos. O velho macacão tinha um código de barras nas costas, código de barras sobre o coração, número no ombro esquerdo, ’S' tribal do lado direito, e era aí que estávamos. Era muito simples. Era tudo uniforme e todos estavam nele. Desta vez, fizemos braçadeiras que dizem '25' por 25 anos", continua. "No meu macacão, eu reinventei outro S tribal."

Em seguida, eles discutiram o que fazer com as máscaras. "Nós concordamos que faríamos decolagens com nossas máscaras porque eu me recuso a ser o que eu era há 25 anos atrás, porque isso é uma maldita mentira", diz Crahan. "Eu não estou interessado em reviver algo que eu absolutamente não posso ser. Então concordamos, 'Vamos todos tomar nossas próprias expressões artísticas para evoluir o macacão de uma maneira que lhe convier e depois fazer um giro na sua máscara.

"Eu acabei de fazer uma versão do look O.G. ," ele continua. "Eu não estou em cabelo laranja mais. O cabelo laranja era falso para começar, e eu poderia rolar assim em '98. Eu tinha essa mentalidade, mas não estou rolando nada falso. Tem que ser tão autêntico para mim nesta idade e no que faço."

Bebê Sidney, Kelly Osbourne e Sid Wilson

Sidney, Kelly Osbourne, and Sid Wilson

Kelly Osbourne conheceu o DJ e tecladista do Slipknot, Sid Wilson, quando a banda tocou na turnê Ozzfest '99, onde eles abriram para seu pai, Ozzy Osbourne. Mas ela e Wilson não começaram a namorar até janeiro de 2022. Ela deu à luz ao bebê, Sidney, em novembro. Agora o bebê, vestido com seu próprio macacão Slipknot feito sob medida, consegue ver seu pai no trabalho assim como Kelly conseguiu com a dela.

"Tocar no Madison Square Garden é uma conquista tão grande", diz Osbourne à Rolling Stone. "Posso falar por experiência e dizer que é um momento muito orgulhoso para mim quando eu veria meu pai em uma situação [de performance]. Para que eu possa proporcionar uma vida semelhante ao meu filho, não há maior presente. Eu amo o jeito como fui criado. Eu adorei crescer na estrada, e adoro estar em turnê com meu pai. E esperamos que ele se sinta da mesma forma quando ficar mais velho."

Além de levar o bebê Sidney para a estrada, Osbourne tem apreciado ver Sid nesta turnê tocando a música que ele fez quando ela viu pela primeira vez Slipknot. "É um círculo completo, porque eles estão fazendo a turnê do álbum que me apresentou a eles agora", diz ela. "E é, tipo, o mesmo set de 1999 novamente. É tão divertido vê-los tocar todas as suas coisas antigas novamente. Tem sido muito nostálgico, pra ser honesto.

"Também é especial ver como o bebê Sidney fica animado para ver seu pai no palco," ela continua. "Ele bate a cabeça e dá um rock. Ele ama isso. É quase tão divertido quanto assistir ao programa."

Sid, nova máscara de Gás Cromada 24 quilates

It’s a Gas(mask)

Onde alguns dos músicos criaram versões de suas máscaras de 1999 que foram degradadas, para mostrar os 25 anos que se passaram desde então, o DJ e tecladista Sid Wilson fez seu look mais fresco. "Por um longo tempo, Sid foi o pária," diz Crahan. "O número de Sid é zero, então é apenas caos total. Então ele está fora em sua viagem. Achei interessante que ele tenha tomado um molde de sua primeira máscara, que era uma máscara de gás de algum conflito. Poderia ter sido o Vietnã; poderia ter sido a Coréia. Não sei. Mas ele tinha isso.

"Sua nova máscara é de ouro 24 quilates, e é muito limpo," Crahan continua. "É como sapatos de bebê, ele bronzeou. É muito pesado, bonito e acho que é legal. É assim que ele quer expressar os 25 anos."

Abraços coletivo antes Show

Pre-Concert Hugs

"Eu evito todos como uma porra de doença nos bastidores," diz Crahan. "Nós dizemos tudo o que temos a dizer na reunião. Corey [Taylor] resume o dia, lembra-nos do passado, se já estivemos aqui antes, dá-nos algumas coisas para focar. Então, basicamente é como, 'foda-se,' e então nós saímos.

Perguntado se é verdade que a banda disse "foda-se, New York" antes de subir ao palco no Madison Square Garden, Crahan não se segurou. "É 'Foda-se Nova York', é 'Foda-se o Madison Square Garden', porque se cedermos a [um momento], isso vai nos levar de uma forma que não seremos capazes de fornecer o que você precisa, e isso é inaceitável para nós. Então não podemos pensar sobre a pressão de onde estamos, e eu certamente não vou comparar os fãs de Nova York com os fãs de Indianapolis. São todos nossos fãs, nosso filhos "maggot". Eles são todos da nossa cultura. Eles são todos nossos fãs. Só porque é o Madison Square Garden não significa que ele recebe um show maior e pior do que Indianápolis ou Des Moines, Iowa. Isso não é o que fazemos."

Ele continua, "Então é, 'foda-se Des Moines,' 'foda-se Indianapolis,' 'foda-se New York,' 'foda-se Tokyo,' 'foda-se Amsterdam,' qualquer coisa, e essa é a última coisa que você diz para limpar sua paleta, como gengibre, e apenas dizer, 'Eu estou aqui para tocar a porra da música, não importa o quão lendário é o estádio. Eu estou aqui para ter arte de Deus. Eu não estou aqui para pensar sobre Nova York ou Madison Square Garden ou que ele esgotou. Eu estou aqui para ter salvação e por que eu escolhi tocar música e por que eu escolho me apresentar, Então é apenas o que fazemos.' É apenas uma maneira de tirar alguma pressão."

Assumir riscos (Novos membros)

Taking Risks

Crahan reconhece o quão incomum é para uma banda que lançou um novo álbum há dois anos tocar músicas de 25 anos atrás no palco com músicos como o ainda anônimo multi-instrumentista retratado aqui. "Quando você não toca as músicas que as pessoas pensam serem hits, como 'Psychosocial', 'Duality', 'Before I Forget', muda toda a economia do local inteiro", diz Crahan. "Quando uma banda como o Slipknot tira a sua rotina normal, isso pode pôr tudo em risco. Eu sinto que temos uma cultura real. Temos uma vida real por trás de nossos 25 anos, e isso vem para fora toda noite."

Trazendo a dor

Bringing the Pain

"Não há muitas bandas que podem fazer o que nós fazemos", diz Crahan sobre a turnê. "Foi ótimo ir pela estrada da memória e tem sido muito, muito emocionante, honestamente, para apresentá-lo a muitos novos-mundanos [fãs mais jovens]. Há muitos novos fãs do Slipknot lá fora, pode nem entender o que estamos fazendo, mas está indo muito bem."

666 (sic) (sic) (sic) 666

(sic) (sic) (sic)

Por mais de uma década, foi tradição do Slipknot abrir seus shows com "(sic)", a primeira música real no álbum Slipknot. Para esta turnê, eles voltaram às suas raízes e depois da intro "742617000027," "Eu acho a coisa toda doentia" a faixa de introdução em seguida começa "(sic). "Aí vem a dor""

"Uma das primeiras coisas que escrevemos foi '(sic)'", diz Crahan. "Paul [Gray] e eu escrevemos partes da música. Estávamos juntos em 95, 96, tocando e escrevendo a batida principal da canção, o bumble, bump, bump, bump. Isso é algo que eu trouxe para a mesa.

"Então quando entramos em '(sic)' [nesta turnê], é onde minha cabeça está com esses caras", continua Crahan. "[Paul e Joey] estão bem ali comigo e eu estou fazendo o meu melhor como um homem de 54 anos para perder o ego, perder o egoísmo, perder tudo, e apenas ter orgulho e tomar tempo para lembrar como é isso, por que é isso, a dedicação ao trabalho. Quando as palavras vêm no final, 'Você não pode me matar porque eu já estou dentro de você,' isso é tudo, cara. Essa é a coisa toda, e é a primeira música. Eu penso muito sobre aqueles caras com isso e 'Surfacing.'"

O Poder da Guitarra

The Power of Guitar

Slipknot estão tocando várias músicas que não tocam há anos. Durante uma recente apresentação da última faixa do Slipknot, "Scissors", Crahan sentiu que podia ver uma apreciação especial do trabalho de guitarra de Jim Root (na foto) e Mick Thomson.

"Eu estava assistindo um cara ontem à noite, e obviamente estou no palco e esse cara está na 12a fila no chão", diz o percussionista. "Começamos 'Scissors' e eu estou assistindo esse garoto. Ele não pode acreditar que estamos tocando essa música. No meu cérebro, eu o escolhi como guitarrista porque senti que a maneira como ele estava reagindo era como se ele não pudesse acreditar que esse era o tom. O tom de guitarra que ele se apaixonou está sendo agora zapping fora de grandes alto-falantes. E ele ficou admirado com o som disso, na minha opinião, e isso me deu arrepios.

"Nós escrevemos essa música há tanto tempo e não a tocamos por cinco anos, basicamente porque é o fim de um show", continua Crahan. "Nós sempre usamos isso em clubes porque não tínhamos um segundo álbum. Então tivemos que tocar muitas coisas quando nos pediram para fazer a primeira faixa do nosso primeiro álbum. Os fãs têm vindo em hordas e eles cantam todas as palavras."

Spit It Out

Spit It Out

"Corey [Taylor] colocou o que fizemos com nossas máscaras em movimento", diz Crahan sobre o vocalista da banda. "Ele conseguiu uma máscara realmente ótima para simbolizar o primeiro álbum, e isso realmente estabeleceu um padrão." 

Mais perto de Deus

Closer to God

"Para mim, a performance é como um julgamento por nascer", diz Crahan. "Slipknot me deu um propósito que se estende para minha família, meus filhos e a maneira como eu compro mantimentos, e tudo foi passado para isso. Então essa uma hora e meia de Deus que eu tenho, é tudo o que eu tenho. O resto da [turnê] é uma merda, cara. 

"É tão importante para mim estar usando a máscara, porque você não consegue ver minhas lágrimas," ele continua. "Você não consegue ver minha dor. Você não tem direito a nada disso. Todos tiraram tudo de nós. Você dá tanto. Eu preciso dessa hora e meia. Então não é realmente explicável o que está acontecendo lá, mas quando você sabe que isso é tudo o que você tem, e você depende disso para passar as outras 22 horas e meia de cada dia, de cada semana, de cada mês, de cada ano, quero dizer, é tão perto de Deus quanto eu chegar lá."

Perguntado para descrever o sentimento, Crahan diz que é uma forma de elevação. "Você está levitando," ele diz. "Você está com sua musa, você está com seus irmãos. A impressão de vibração está te cercando, e é tudo que eu tenho, cara, e eu deixo sair. E quando acabou, eu tiro a máscara e olho no espelho e digo: Você deu tudo o que poderia ter feito, até mesmo se empurrou para fazer coisas que provavelmente não deveria fazer, sábio, mas você fez isso de qualquer maneira para provar a si mesmo o quão longe você pode ir nesta realidade.' Então é inefável palavras porque é puro céu, êxtase. É puramente o que eu preciso."

Sobre os Maggots

The Maggot

Crahan diz que pensa muito sobre seus fãs, os vermes, e espera que eles estejam se divertindo tanto na plateia quanto ele está no palco durante os shows do Slipknot. "Espero que todos estejam seguros," diz ele. "Quero que todos cuidem uns dos outros, ajudem a levantar um ao outro. Eu entendo que é loucura, mas nós temos um ao outro."

O Positivo

The Positive One

"Estamos nos divertindo muito," diz Crahan. "O aniversário de 25 anos foi ótimo, e não temos tido tanta diversão como banda há muito tempo. Eu vou ser honesto com você. Eu não tenho sido tão feliz por tanto tempo, e eu não estou dizendo que há qualquer razão para isso, a não ser nós dois nos juntarmos para descobrir o que queremos, e é isso que fizemos. Nós nos reunimos e decidimos o que queremos e estamos fazendo o que queremos. Então não vou deixar ninguém atrapalhar isso ou interferir com o amor puro."

Olhos no Prêmio

Eyes on the Prize

Quando o Slipknot começou a primeira etapa "perna" norte-americana da turnê "Here Comes the Pain" eles estão indo para todo o mundo. "Temos uma turnê lotada na Europa, indo para a América do Sul", diz Crahan. "O Brasil está ficando louco por causa da resiliência da banda. Temos alguns shows irregulares em 2025, e alguns caras que não fizeram uma longa pausa vão fazer algumas pausas, mas não importa se estamos tocando ou não: todo o tempo que estaremos fora será tempo de escrever. Então, provavelmente vamos começar a escrever aqui em breve."

O Fim, Até agora

The End, So Far

Por mais que Crahan se sinta extático no palco durante o set de 90 minutos da banda (e esta foto foi tirada antes do show da banda no Madison Square Garden), ele sente exatamente o oposto assim que o show termina. "É um dos piores sentimentos de todos os tempos porque estou sendo apressado, disse que tenho que entrar em uma van e dirigir por uma hora com roupas molhadas na frente das pessoas e temos que sair e passar o trânsito", explica ele. "Então é realmente importante entender que os 90 minutos no palco são importantes porque a realidade se instala. Cara, eles estão puxando meus ouvidos fora de meus ouvidos antes que alguém diga: 'Boa apresentação.' Eu estou sendo muito sério. Raramente temos a oportunidade de ir ao camarim, conversar e fazer essas coisas."

Esta turnê foi diferente, no entanto. "Nós conseguimos ter uma chamada de ônibus às 2 horas nesta turnê, o que significa que você pode ter tempo para sair e falar sobre o show", diz Crahan.

"Mas honestamente, eu tento dar tudo que preciso durante o show", conclui. "Eu tento obter tudo o que preciso para obter durante o show porque sei que no minuto em que o show é feito, vou ser levado. Então eu só tenho esse 90. Que 90 é o meu melhor amigo, e 91 pode ser apenas muito, cara."

The End, So Far

The End, So Far

The End, So Far

The End, So Far



Postar um comentário

0 Comentários